Banco de textos

O 2º ano estudou o gênero Contos, suas características e sua estrutura.
Lemos o livro “Contos de animais do mundo todo” e nos apaixonamos pela história dos “Os músicos de Bremen”.
Ouvimos a história do Saltimbancos de Chico Buarque e tivemos a idéia de fazer uma adaptação entre os dois textos, o que resultou na nossa peça de teatro.
Foram muitos momentos de ensaio, coreografia, estudo de maquiagem e figurino.

Os músicos de Bremen

Era uma vez um fazendeiro que tinha um burro, e esse burro havia prestado serviço, durante muitos anos. No tempo em que tinha forças, o burro carregava sacos de trigo até o moinho e sacos de farinha até o mercado. Os anos se passaram, o burro envelheceu, ficou fraco e já não conseguia fazer o serviço da mesma maneira e por isso o fazendeiro resolveu mandar o burro embora para muito longe, e para sempre.
            O velho burro ouviu os planos do homem e ficou muito triste em ver que sua dedicação não serviu para nada...
Certa noite, ele estava vendo a lua cheia e brilhante, fechou seus olhos e pensou, pensou... Precisava arranjar uma solução e assim teve uma idéia, resolveu fugir para Bremen e se tornar músico!
O burro sentiu no coração um calor gostoso e uma força enorme. Saiu correndo pelo pasto e saltou por cima da cerca. Estava fora! Estava livre! E lá se foi pela estrada de Bremen, rumo a uma vida nova, a um novo destino. O velho burro estava feliz. Caminhando mundo afora ele se pôs a cantar
Andou, andou até que que avistou alguma coisa à beira da estrada. Era um cachorro, um cachorro velho e muito triste. Ele estava dormindo e tinha pesadelos horríveis, se mexia todo. O burro decidiu acordá-lo e assim tirá-lo daquela angustia.
            Ao acordá-lo perguntou com o que ele estava sonhando e ele respondeu que na verdade estava muito triste e que havia descoberto que o seu dono queria manda-lo embora, pois ele já não conseguia vigiar os carneiros como antes.
            Foi então que o jumento teve a ideia de convidá-lo para fugirem juntos para Bremen e se tornarem músicos. O cachorro achou a ideia maravilhosa!
            Começou a contar para o seu novo amigo sua história...
Assim, lá se foi o velho burro pela estrada, seguido pelo cachorro.
Andaram, andaram, até que de repente avistaram alguma coisa ao longe. Era uma gata, uma velha gata e muito, muito triste.
O burro lhe perguntou o motivo daquela tristeza e ela pôs se a cantar...

Então, ela terminou dizendo que além de tudo isso, ela estava cada vez mais velha e que já não conseguia caçar nenhum rato pela casa. Sua dona resolvera de vez mandá-la embora para muito longe.
O burro ouvindo aquela hisória triste e tão parecida com a deles e resolveu convida-la para seguir adiante com eles para Bremen onde se tornariam músicos e ela aceitou imediatamente.
Andaram, andaram, até que de repente avistaram alguma coisa ao longe. Era uma galinha, uma velha galinha e muito, muito triste.
O burro perguntou lhe porque estava tão triste e ela disse que se sentia velha, que não conseguia acordar com o cantar do galo e que também não conseguia mais pôr ovos como antigamente e que sendo assim, sua patroa, a fazendeira, resolveu que ía fazer dela uma canja e ela e ela resolveu fugir. Agora ela estava triste e sentia-se sozinha...
Ela pôs se a cantar e assim contar sua história...
O burro falou que não precisava sentir-se mais só e convidou-lhe para seguir adiante pela estrada para a cidade de Bremen e que lá tornariam-se músicos. Ela aceitou na hora!
Assim, lá se foi o velho burro pela estrada, seguido pelo velho cachorro, seguido pela velha gata, seguido pela velha galinha. Caminhando mundo afora os quatro seguiram viagem.
Andaram, andaram tanto até ficarem cansados e resolveram parar.
Deitaram-se no chão, ao pé de uma árvore. Antes de adormecer o burro olhou  pelo campo e avistou uma luzinha piscando. Então avisou os companheiros que havia uma casinha logo adiante e que lá poderiam encontrar um pouco de capim, milho, peixe e até quem sabe algum ossinho...
Todos concoradarm e lá se foram os quatro amigos na direção da luz.
Ao chegarem à casa, o burro olhou pela janela e viu uma mesa cheia de comes e bebes e em volta dela algumas pessoas. Eram todos os fazendeiros fazendo uma reunião e só falavam  de dinheiro.
Todos os animais espiaram pela janela e ficaram idignados. O burro levantou a cabeça para a lua cheia que brilhava no céu escuro. Fechando os olhos, ele pensou, e tentou achar uma solução.
Então o velho burro voltou a abrir os olhos e teve uma ideia. Sabia exatamente o que deveriam fazer.
Pediu para o cachorro subir nas suas costas, a gata subir nas costas do cachorro, a galinha nas costas da gata! Quando desse o sinal todos iam fazer um barulho estrondoso. Já!!!
O velho burro zurrou com todas as suas forças, o velho cahorro latiu, a gata miou e a velha galinha cantou. Fizeram tamanho barulho que os vidros da janela se quebraram. A galinha voou para dentro da casa, a gata pulou atrás dela, o cachorro atrás da gata e por último entrou o burro feito um louco.
Os fazendeiros, apavorados com os ruídos dos músicos, saíram aos pulos, achando que um monstro terrível quisesse pegá-los. Derrubando tudo o que encontravam pela frente, fugiram correndo para a floresta.
O burro e seus amigos comeram e beberam até se fartar. Quando termiram, apagaram a luz e cada um foi procurar um bom lugar para dormir.
De manhã bem cedo quando acordaram, ficaram felizes em descobrir um lugar tão maravilhoso para morar e começaram a ensaiar.

Os quatro amigos ficaram morando naquela casa e todos os dias caminhavam até Bremen, onde se tornaram músicos muito famosos.
Na cidade de Bremen, na Alemanha, na frente da prefeitura há uma estátua representando um burro, nas costas do burro um cachorro, nas costas do cachorro uma gata, e nas costas da gata uma galinha. É uma homenagem aos quatro velhos amigos que fugiram da morte e saíram caminhando mundo afora, em busca de uma vida nova, e a encontraram.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário