Projeto: Quem sou eu?
Série: 2º ano
Objetivos:
Ao final do projeto os alunos deverão ser capazes de:
· Saber a história de sua vida;
· Perceber a ordem cronológica da vida;
· Conhecer a história e o significado de seu nome;
· Identificar suas preferências em relação a tudo que o cerca;
Culminância: Construção de um Mural coletivo e de um Álbum da vida – Individual.
Estratégia:
· Na roda, o Professor apresenta uma caixa, com tampa, decorada ou até mesmo um pequeno baú.dizendo que dentro dela tem, o que existe de mais precioso, de mais importante, um verdadeiro tesouro.
· Propõe, então, uma brincadeira onde cada um terá que olhar o que tem dentro da caixa, ver qual é este tesouro e manter segredo – Um a um devem olhar e voltar ao lugar sem poder contar o que viu – Esta é a regra da brincadeira: Manter segredo.
· Dentro da caixa deve conter um espelho, bem no fundo, do tamanho exato da mesma. No momento em que a criança for olhar o tesouro verá refletida sua própria imagem.
· A professora deve ficar atenta a cada reação individual ao deparar-se com a própria imagem. É fundamental criar um clima de muito interesse provocando sempre: Qual será este tesouro?
· Após todos terem visto sua imagem refletida dentro da caixa e terem tido as mais diferentes reações, abrir o debate, a conversa informal.
· O que vocês viram dentro da caixa? Descobriram o tesouro?
· Aproveitar cada resposta dos alunos, orientando-os quando necessário, mas propiciando que se expressem.
· A conversa deve fluir até o ponto em que o professor perceber que os alunos perceberam que eles são o tesouro – cada um deles – por isso não poderiam contar o segredo – pois todos somos únicos – Ninguém é igual a ninguém.
Após a realização da Dinâmica do Tesouro, ainda em círculo, sentados de forma confortável, provocar os alunos para que observem seus próprios corpos e façam comparações:
Quem é mais alto? Quem é mais baixo? Quem tem a mesma altura?
Quem tem cabelos loiros? Quem tem cabelos castanhos? Quem tem cabelos pretos? __ Quem é negro? Quem é moreno? Quem é branquinho?
Quem tem olhos azuis? E castanhos? Quem é menino? Quem é menina?
E assim propor que se agrupem de diferentes formas:
Exemplo:
Vamos juntar todas as crianças que tem cabelo bem curtinho do lado esquerdo em pé e todas as crianças que tem cabelos compridos do lado direito sentadas.
Vamos juntar os meninos de um lado e as meninas do outro.
Agora vão pular só as crianças que tem olhos azuis ou verdes.
Assim, o professor pode ir brincando, criando diferentes situações de acordo com a sua turma, sempre tendo como objetivo que façam comparações a partir das diferenças e semelhanças existentes no próprio corpo e no corpo dos amigos.
Concluir a atividade quando não houver mais interesse da turma.
Num segundo momento, o professor vai apresentar uma ficha, previamente preparada, xeroca onde as crianças terão que completar em casa, com a ajuda dos pais e na classe vão fazer seu auto-retrato. Nesse momento é importante que todas tenham um espelho a disposição, para que possam observar o detalhes de seu rosto ou corpo ou que observem a partir da fotografia que colaram de si.
Quem sou eu?
Cole uma foto sua
Meu nome é: ________________________________________
Tenho ____ anos. Nasci no dia ___/___/___.
Meu endereço é: ____________________________________________________________________________________________________
Meu telefone é: ______________.
O nome da minha mãe é:________________________________
O nome do meu pai é: __________________________________
Minha altura:__________.
Meu peso: ____________.
Cor dos olhos: _________________.
Cor dos cabelos:________________.
Meu auto-retrato:
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Sugestões de Atividades:
1 – História do nome.
Objetivo: Conhecer a origem do seu nome.
Material: Folhas de papel ofício.
Procedimento:
· Propor às crianças que façam uma entrevista com os seus pais, procurando saber qual a origem dos seus nomes.
· Montar com os alunos uma ficha para auxiliá-los na entrevista, incluindo perguntas tais como: - Quem escolheu meu nome? - Por que me chamo .....? O que significa ..... ?
· Combinar com a turma o dia do relato e como ele será. ( A escolha do professor)
Sugestão de Atividade: Contar a história do seu nome aprendida com a entrevista e ilustrá-la.
Interessante: Em papel pardo o professor poderá registrar o nome de todos e suas fotos individuais e uma síntese da origem do mesmo e fixar no mural.
2- Álbum da Vida
Fazer um livrinho encadernado para cada aluno onde na capa a criança terá que fazer seu auto-retrato.
Explorar em cada página as preferências de cada aluno: Brincadeiras preferidas, brinquedo preferido, comida preferida, lugar que mais gosta de estar, animal preferido, programa de TV preferido, artista preferido, música preferida, personagem de história infantil preferido, filme preferido, amigo que mais gosta, esporte preferido, cor preferida etc.
No Álbum da Vida podem ser adicionadas: fotos das crianças em diferentes momentos: no banho, brincando, na escola, dormindo, comendo... Como, também, pode ser utilizada um técnica artística de pintura, cola colorida ou outra para a capa, que deve ser de papel mais resistente – cartão no caso – com o título: Álbum da vida – ali todos os trabalhos sistematizados serão acoplados e deverão ser encadernados ou presos com bailarinas, grampos, etc.
Conclusão:
Os alunos devem perceber e compreender que cada pessoa é única, é diferente das outras.
As pessoas podem até ter algumas coisas em comum, como cor da pele, preferência por um tipo de música, uma opinião, mas são diferentes das outras em outros aspectos. Ninguém é exatamente igual a ninguém!
Levar os alunos a refletirem sobre algumas pessoas que não aceitam as diferenças: de cor de pele, religião, outros gostos... Até concluírem que isso não é legal.
O objetivo é os alunos perceberem, também, que como cada pessoa é diferente das outras, tem seu modo de pensar, de agir, os fatos que são importantes para alguém podem não ser para outra pessoa. Cada um tem seu Álbum da Vida, sua história.
Aproveite o Álbum da vida para trabalhar noções de anterioridade e posterioridade, levando-os a perceber, que seu álbum é uma forma de registro de sua vida, uma fonte da qual se pode obter informação sobre ela quando estiver mais velha.
Baseado no projeto de: Patrícia Fonte
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