FÁBULAS
As fábulas pertencem ao grupo de histórias criadas pela tradição oral, juntamente com os contos de fadas, as lendas e os mitos. Elas são um tipo de narrativa que se caracterizam pela estrutura simples, são pequenas histórias que têm a intenção de transmitir “lição de moral”, ou seja, refletir sobre concepções de viver. Esta moral da fábula não constitui uma conclusão definitiva. Portanto a moral pode variar de acordo com quem lê a história.
A origem da fábula é oriental e muitas foram encontradas no Egito antigo e na Índia, mas ficaram conhecidas no Ocidente graças, principalmente, a fontes gregas, em especial a de Esopo, escravo grego que teria vivido no século V a.C. Esopo criava histórias baseadas em animais para mostrar como devemos agir com sabedoria. Suas fábulas foram reescritas em versos por Fedro, escravo romano, e no século XVII d.C. por Jean de La Fontaine , um poeta francês. La Fontaine criava suas histórias com um único objetivo: tornar os animais os principais agentes da educação dos homens. Para isso, os animais foram colocados em situações que serviam de exemplos para todos, ou seja, tornaram-se símbolos.
No Brasil, o grande responsável por reavivar as antigas fábulas foi Monteiro Lobato, que ao final de suas narrativas oportuniza às crianças opinarem sobre a possibilidade de alteração da história ou da moral sugerida, e criticarem as atitudes que consideram errôneas e moralistas ou seja, embora mantenha a idéia de que a fábula tenha uma moral, Lobato sugere que o leitor deva tirar sua própria conclusão.
ESTRUTURA DA FÁBULA
• Histórias curtas: há um só conflito, isso resulta numa narrativa resumida;
• Diálogo: no que se refere à linguagem, a fábula é objetiva gerando poucas descrições e muitos diálogos;
• Personagens: os animais são usados como personagens que representam virtudes, defeitos e características dos seres humanos. São utilizados de forma simbólica para criticar ou exaltar esses comportamentos;
• Moral: a moral escrita no final da fábula reproduz um provérbio, um dito popular, cujos temas principais são lealdade, generosidade e as virtudes do trabalho.
Em sala de aula, além de constituir-se em uma oportunidade de conhecimento e análise de uma tipologia textual, o trabalho com fábulas possibilita a reflexão sobre ética, auxiliando na construção de habilidades e competências relacionadas aos conteúdos atitudinais necessários à formação dos cidadãos.
OBJETIVOS
• Reconhecer o gênero fábula;
• Comparar fábula com outras tipologias textuais;
• Reconhecer a estrutura das fábulas;
• Analisar a “moral” transmitida nas fábulas emitindo opiniões;
• Recontar e reescrever fábulas;
• Produzir fábulas
ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS
• Levantamento do conhecimento prévio dos alunos em relação à tipologia
textual, (registro);
• Conversação com os alunos, com base nas informações levantadas, sobre o que é uma fábula;
• Realização de leitura (individualmente, de forma coletiva ou pelo professor, a depender do nível da classe);
• Utilização de vários procedimentos de leitura – ler o início da história
(ambientação), descobrir os personagens, identificar o tema central, etc.
• Discussão sobre o conteúdo da fábula – detalhes do texto, até chegar à
“moral da história” (interpretação das idéias contidas no texto);
• Desenvolvimento de exercícios orais e escritos que possibilitem aos alunos fazer inferências sobre o texto;
• Realização do reconto da fábula;
• Produção de nova fábula;
• Criação de novas “morais” para as histórias;
• Dramatização da fábula;
• Construção com os alunos de uma “arca do tesouro” onde seriam simbolicamente guardados os valores, defeitos e virtudes relacionados às fábulas lidas;
• Visitação a outras classes “compartilhando o tesouro” – um aluno sorteia uma palavra e conta para aos demais a fábula relacionada à mesma;
• Utilização do laboratório de informática para visitar sites que abordam a tipologia (ver referências).
• Confrontação dos conhecimentos adquiridos, com os conhecimentos prévios dos alunos registrados no início do processo.
Fonte: http://www.smec.salvador.ba.gov.br/
À autora do blog, Silvia
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho realizado. Aproveitei algumas ideias para elaborar uma sequência didática sobre o tema.