Sugestões de atividades

Atividades das quais todos participam:
  • Leitura de histórias e outros textos
    • Desperta e desenvolve o gosto pela leitura;
    • Favorece o conhecimento intuitivo da escrita;
    • Possibilita a internalização do discurso escrito - por exemplo, a leitura freqüente de texto narrativo favorece a apropriação da estrutura da narrativa e do uso de elementos de coesão, contribuindo para que o aluno produza textos mais claros e coerentes
  • Elaboração de jornal
    • Possibilita que o aluno se exercite na produção de diferentes tipos de textos (narrativo, informativo, argumentativo, publicitário, humorístico etc;
    • Desenvolve habilidades de planejamento, coleta e organização de informações; escolha do tipo de texto mais adequado à finalidade definida; planejamento do texto a ser escrito, de acordo com a modalidade textual (narrativo, publicitário, argumentativo etc; revisão e reescrita de texto; diagramação; ilustração.
  • Títulos (de histórias e outros textos)
    • Favorecem a leitura do texto (ajudam a antecipar o conteúdo / mensagem do texto)
    • Ajudam a estabelecer relação entre texto e contexto (construção do sentido)
    • Contribuem para a alfabetização inicial:
      • São modelos de escrita convencional - quando, após uma leitura feita, o professor registra o título na lousa ou num cartaz para o aluno copiar no caderno;
      • Levam a pensar sobre a escrita - quando o aluno é solicitado a escrever o título da história lida, da forma que sabe;
      • Possibilitam observar a separação das palavras numa frase;
    • Podem ser utilizados em diferentes atividades (dar títulos a desenhos, contos etc.
  • Trabalho com nomes próprios
    • Os nomes próprios são um ótimo ponto de partida para a alfabetização porque:
      • São palavras significativas para os alunos;
      • Funcionam como modelos estáveis de escrita convencional;
      • Propiciam o confronto entre diferentes escritas (diferentes nomes têm letras diversas, diferentes quantidades e arranjos de letras);
      • Fornecem informações sobre letras e outras convenções da escrita de palavras (variedade, quantidade, posição das letras na palavra).
  • Atividades com letras móveis
    • Facilitam a alfabetização inicial porque:
      • Os alfabetizandos arriscam-se mais em suas tentativas de escrita e corrigem com mais rapidez e menos esforços quando erram;
      • Favorecem a reflexão sobre a escrita: que letras usar, quantas, em que ordem;
      • Estimulam a cooperação entre os colegas - os mais adiantados ajudam os que têm dificuldade.
  • Jogos
    • Levam ao reconhecimento das letras do alfabeto;
    • Ajudam a relacionar som e grafia
    • Contribuem para a percepção de como se combinam letras para formar palavras;
    • Fixam a grafia correta de palavras mais usuais;
    • Favorecem a aprendizagem de conteúdos gramaticais.
  • Revisão e escrita coletiva e individual de texto
    • Desenvolve a consciência da necessidade de estruturar bem o texto, evitando lacunas e repetições, utilizando eixos de coesão próprios da escrita e pontuação;
    • Favorece o uso adequado da concordância verbal, nominal e pronominal;
    • Contribui para a grafia correta das palavras mais usadas.
  • Trabalho com rimas: poesias, letras de músicas, parlendas, adivinhas etc
    • Desperta e desenvolve o gosto por esse tipo de texto;
    • Desenvolve a sensibilidade e a consciência sonora, fundamentais para a alfabetização;
    • Familiariza o aluno com aspectos dircursivos do texto poético: rima, ritmo, repetição, uso de metáforas e aspectos gráficos de organização desse tipo de texto;
    • Por ser fácil de memorizar, o texto poético pode ser usado na alfabetização inicial: como modelo de escrita convencional; como texto para leitura de memória; para atividades lúdicas do tipo: descobrir a palavra que falta, colocar em ordem os versos, remontar estrofes, recortando e colando as palavras da poesia, canção ou parlenda etc.
  • Trabalho com rótulos e propagandas
    • Possibilita o reconhecimento de nomes de marcas conhecidas;
    • Propicia o contato com diferentes tipos de letras;
    • Funciona como modelo de escrita convencional;
    • Leva a pensar sobre como se estruturam as palavras (letra inicial e final, relação entre som e grafia, posição das letras na palavra);
    • Favorece a capacidade de grafar um certo número de palavras e frases curtas (apoiando-se na memória) mesmo antes de estar alfabetizado.





















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