Srs Pais


            Na nossa primeira reunião de pais falamos sobre o importante momento na vida de seus filhos, que é o ingresso na 1a série do Ensino Fundamental.
É uma etapa que marca o início de um processo rico e contínuo: o progressivo crescimento da criança como um indivíduo em autonomia, responsabilidade e aprendizagem.
O período que estão vivendo, agora no 1o bimestre, pode ser considerado como uma “adaptação” e implica novas posturas dos pais, desafios e conquistas para as crianças e um atento trabalho pedagógico por parte da professora. Já para as mães (que geralmente acompanham com mais freqüência o processo), o sentimento predominante é a insegurança provocada pelas manifestações do filho.
As crianças estão vivendo a experiência de conhecer um novo espaço, conviver com professores de aulas extras, utilizarem um material novo e tudo isso implica em organização e responsabilidades.
Na verdade, estamos falando de um processo que ocorrerá mais rapidamente para alguns, paulatinamente para outros, assim os desafios são superados e todos conseguem sucesso.
Para que tudo transcorra de maneira positiva, tenho feito encaminhamentos específicos que visam ajudar de maneira gradual as crianças nas atividades. Por conta disso o procedimento adotado é de fazermos juntos a leitura dos enunciados e o de chegarmos a um consenso de resposta que é escrito na lousa para posterior cópia. Portanto as atividades dos livros e cadernos têm sido feitas desta maneira, coletivamente.
Na semana de provas pode ter havido certa ansiedade por parte de alguns pais ou alunos com relação às provas mensais, como estudar, o que estudar, mas o resultado foi de conquistas.
As provas foram feitas de maneira tranqüila, pois, contaram com o meu apoio na leitura e explicação de cada exercício e assim o grupo alcançou ótimos resultados.
Lembramos que as provas são vistas como um exercício de avaliação do trabalho em sala de aula e que servem principalmente para o professor detectar se houve total compreensão do conteúdo, que poderá ser retomado, caso seja necessário.
Consciente de todas as etapas do processo de adaptação e aprendizagem deste grupo, poderemos continuar com muita segurança o trabalho que vem sendo realizado.
As dificuldades de cada um nunca devem ser vistas como obstáculos, mas como conquistas pessoais necessárias para o seu crescimento.
Atenciosamente,
Professora Silvia

Nenhum comentário:

Postar um comentário