SUGESTÕES DE PALAVRAS E EXPRESSÕES PARA USO EM RELATÓRIOS
VOCÊ PENSA | VOCÊ ESCREVE |
O aluno não sabe | O aluno não adquiriu os conceitos, está em fase de aprendizado. O aluno não se apropriou dos conceitos e conteúdos trabalhados. |
Não tem limites | Apresenta dificuldades de auto-regulação, pois... Tem dificuldades em seguir combinados da classe... Reluta em seguir as regras da escola ou classe... |
É nervoso | Ainda não desenvolveu habilidades para o convívio no ambiente escolar, pois... Apresenta pouca paciência, pois... |
Tem o costume de roubar | Apresenta dificuldades de autocontrole quando... Apresenta interesse no que não é seu. |
É agressivo | Demonstra agressividade em situações de conflito; usa de meios físicos para alcançar o que deseja. Demonstra pouca habilidade para dialogar frente a conflitos com colegas Apresenta pouca tolerância com o outro expressando-se fisicamente |
É bagunceiro, relaxado | Ainda não desenvolveu hábitos próprios de higiene e de cuidados com seus pertences. Precisa melhorar sua autonomia quanto a seus materiais ou hábitos de higiene com o próprio corpo. Demonstra pouco cuidado com que é seu (materiais, mochila, estojo..) |
Não sabe nada | Aprendeu algumas noções, mais necessita desenvolver... Apresenta dificuldades quanto à... Não se apropriou do conteúdo de maneira razoável. |
É largado da família | Aparenta ser desassistido pela família, pois... É necessária uma maior participação da família junto ao aluno. Precisa de um melhor acompanhamento por parte dos pais ou responsáveis. |
É desobediente | Costuma não aceitar e compreender as solicitações dos adultos; Tem dificuldades em cumprir regras... Insiste em não cumprir combinados da classe ou encaminhamentos da professora. |
É apático, distraído | Ainda não demonstra interesse em participar das atividades propostas; Muitas vezes parece se desligar da realidade, envolvido em seus pensamentos Demonstra estar a parte frente às explicações da professora. Distraí-se com muita facilidade. |
É mentiroso | Costuma utilizar inverdades para justificar seus atos ou relatar as atitudes dos colegas. Costuma contornar situações através de inverdades ou desculpas. Quando proposto um diálogo sobre determinado acontecimento costuma esquivar-se com histórias que não conferem ou fogem com a verdade. |
Faz fofoca | Costuma se preocupar com os hábitos e atitudes dos colegas. Costuma ter interesse em resolver problemas alheios do que... |
É chiclete | É muito afetuoso; demonstra constantemente seu carinho... |
É dissimulado | Em situações de conflito coloca-se como expectador, mesmo quando está clara a sua participação. |
É preguiçoso | Não realiza as tarefas, aparentando desânimo e cansaço, porém logo parte para brincadeiras e outras atividades. Não apresenta interesse nas tarefas cansando-se facilmente. |
É mimado | Aparenta desejar atenções diferenciadas para si, solicitando que sejam feitas todas as sua vontades. Costuma monopolizar a atennçaõ da professora para si. |
É deprimido, isolado, anti-social | Evita o contato e o diálogo com colegas e professores preferindo permanecer sozinho; Ainda não desenvolveu hábitos e atitudes próprias do convívio social. É comum ficar mais isolado do grupo. Prefere brincar só, mesmo sendo incentivado a procurar outros colegas. |
É tagarela | Costuma falar mais do que o necessário, não respeitando os momentos em que o grupo necessita de silêncio. Costuma falar muito e tem dificuldade em ouvir o outro. Tem facilidade em se expressar mas apresenta dificuldade em ouvir o colega ou a professora. |
Fala palavrões | Utiliza-se de palavras pouco cordiais par repelir ou afrontar. Costuma expressar-se utilizando palavras ofensivas. Apresenta reações onde utiliza palavras de baixo calão ou inapropriadas para sua idade. |
Possui distúrbio de comportamento | Apresenta comportamento fora do comum para sua idade e para o convívio em grupo, tais como... Demonstra dificuldade de comportamento , tais como... |
É egoísta | Ainda não sabe dividir o espaço e os materiais de forma coletiva É comum não querer dividir brinquedos. Tem pouca habilidade ainda em dividir brinquedos ou materiais. |
Adaptado do site:
http://groups.google.com/group/sugestaodeatividadeescolar?hl=pt-BR
Nenhum comentário:
Postar um comentário