Ao chegar o final do ano, alguns de nós temos o hábito de refletir sobre como foi nosso ano, o que serviu para crescermos, quais foram as nossas alegrias, nossas conquistas. As crianças não conseguem ter esta percepção ainda, mas nós podemos facilmente observar como cresceram e estão diferentes hoje se comparado com o começo do ano.
Havia a preocupação de todos (pais, alunos, professor e escola) em que se adaptassem a este novo período de suas vidas, pois eram grandes os desafios.
Logo no 1o bimestre pensei num projeto que pudesse aumentar a socialização do grupo, pois recebemos crianças novas e a aproximação tinha que ser feita de uma maneira agradável. Para isto criei o projeto “resgate de brincadeiras tradicionais” que serviu para aproximar as crianças das brincadeiras antigas e ainda socializar brincando entre os subgrupos. Hoje tem um repertorio grande de brincadeiras que inclusive utilizam na hora do recreio. Este projeto serviu também como meio de aumentar o meu vínculo com as crianças. Durante o 1o semestre inteiro reservei encontros no pátio ou no jardim da escola para brincar.
Outra preocupação inicial foi acompanhar as crianças nas aulas dos especialistas (música, inglês, educação física, informática e artes) pois não conheciam bem os caminhos da escola e precisavam da minha presença para terem mais segurança. Hoje é claro, já superaram isso e andam pela escola tranqüilamente e tem seus vínculos aumentados com estes professores e desenvolveram ótimos trabalhos com a ajuda deles.
Aos poucos foram caminhando rumo a um crescimento e então alguns cuidados foram tomados para que sentissem atuantes e participativos dentro da escola, adquirindo uma postura de estudante. A começar pela criação das regras e combinados que foram estabelecidos, as conversas sobre respeito aos colegas e os vários livros que foram lidos para que pudéssemos debater o respeito, tolerância dentro do nosso grupo.
Chamo de postura de estudante, algo que vão adquirindo por necessidade de enfrentar problemas de ordem escolar, organizacional, social, ética e moral, dentro deste espaço chamado escola.
Acredito, que hoje a 1a serie está bem mais confiante e entendem o seu papel na escola, compreendendo qual deve ser a sua postura quanto ao aprender.
Fomos percorrendo caminhos que nos levaram a conhecer cada vez mais o que era Matemática, Português, Ciências, Geografia, História e como reconhecemos e usamos isso no nosso cotidiano.
Para isso acontecer, criamos alguns projetos onde as crianças puderam vivenciar a aprendizagem e então aconteceram os projetos: jogos de trilhas (Matemática), jogos pedagógicos com o material dourado (Matemática), visita e experiências no laboratório (Ciências), projeto horta (Ciências), museu de objetos antigos (História), maquetes da sala de aula (geografia), linha do tempo (História), projeto carta ao amigo (geografia e Português), roda da história (Português), roda da biblioteca (Português), projeto moradias (geografia) entre outros que ajudaram na aprendizagem das crianças.
Gostaria de destacar o projeto roda da biblioteca que na realidade deixou de ser um projeto e passou a acontecer na nossa rotina de sala de aula. A idéia era aproximar as crianças do universo literário e do espaço biblioteca.
Toda quarta-feira as crianças desciam à biblioteca e escolhiam e devolviam livros. Com isto cada criança teve um repertório considerável de livros para ler, treinar leitura e se divertir. Neste espaço também aproveitava para ler um bom livro para eles. Algumas crianças tinham um verdadeiro compromisso e liam em casa, outros criaram o hábito de ir à biblioteca no recreio, mas outras precisaram de outro tipo de incentivo e para isso criei o espaço “cantinho da leitura” onde disponibilizei livros de histórias na classe, revistas de interesse infantis como Recreio, Superinteressante, gibis e então ao término da lição podiam procurar este cantinho, relaxar e se divertir.
Percebo que esta turma se apaixonou por ler e espero que continuem assim, e que vocês possam continuar este trabalho incentivando-os a ler, comprar livros e principalmente dar o exemplo.
Tivemos também alguns passeios que enriqueceram as nossas aulas como o Passeio ao pão de açúcar, teatro do Menino maluquinho, projeto Âncora e Estação natureza.
Esses caminhos que percorremos no decorrer do ano cruzaram com a responsabilidade, autonomia, trocas e aprendizagens.
Muito foi garantido em torno de conteúdos que estavam planejados, os livro foram seguidos e terminados. A escrita melhorou muito de uma forma geral e fica ainda por trabalhar a gramática e a ortografia nos anos que se seguem, pois a alfabetização não termina na 1a série, tem continuidade nas outras series. Aos poucos vão melhorando, aprendendo regras gramáticas, melhorando o raciocínio lógico. De como entraram e como estão saído na sua maioria podemos dizer que avançamos bastante, mas acredito que o mais importante todos nós alcançamos: o compromisso de conviver todos os dias, aceitando as diferenças que todo grupo traz, trocando com os colegas, fazendo verdadeiros amigos, aprendendo a respeitar as regras e principalmente crescendo como cidadãos.
É claro que muito ainda precisa ser feito, pois o ser humano não é, mas se faz...
Fica para mim a saudade deste grupo de crianças alegres, carinhosas e capazes, muitas cartinhas, fotografias e a lembrança de muitos momentos especiais que vivemos.
Obrigada a todos os pais, mães e pessoas que estiveram envolvidas neste processo de aprendizagem este ano. Plantamos uma sementinha e aos poucos se continuarmos a regrar crescerá e tornar-se-á uma linda árvore.
Um abraço,
Silvia Gavioli
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