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O ensino da letra cursiva na escola
Letra cursiva é o nome que se dá ao estilo de escrita à mão projetada para agilizar a escrita. As letras da palavra geralmente são ligadas umas às outras e permitem que a palavra inteira seja escrita com um único traço. As letras cursivas geralmente sao bastante diferentes das letras equivalentes conhecidas como letra de imprensa ou letra de forma. Nesse tipo, as letras não costumam estar conectadas uma as outras.
Ao ingressar no 1º ano da escolaridade, as escolas começam a exigir a grafia na letra cursiva em um momento que nem sempre as crianças estão preparadas para tal façanha. Na educação infantil é comum a criança ser alfabetizada com letra bastão (letra maiúscula) porque muitas escolas entendem que o traçado é mais simples e isso pode ajudar no processo de leitura e escrita.
Logo ao ingressar no 1º ano, porém, as crianças são apresentadas ao universo de material que as escolas adotam que trazem a letra de imprensa como protagonista da leitura e começa aí a primeira dificuldade: fazer a transferência da bastão para a leitura com a letra de imprensa, mas na hora de escrever voltam para a letra bastão. Confuso não é?
Logo em seguida apresentam a letra cursiva porque há o discurso de que a letra de mão ou cursiva facilita a escrita, a torna mais rápida, o que é verdade, e então passam a exigir a prática da letra cursiva nas escritas, mas a leitura continua ainda na letra de imprensa.
Detalhe: em ambas as formas é encontrada ainda a letra maiuscula e minúscula. Imaginem a quantidade de informação para um ser tão pequeno que ainda prefere viajar nas histórias e brincar com seu coleguinha.
O que menos está em jogo nesse momento tão crucial da alfabetização é o que escrever ou como escrever uma palavra, frase ou texto, para se comunicar.
As crianças ficam todas embaralhadas com esse desafio e as escolas esquecem que o mais importante é o que elas vão escrever e como vão dar conta de escrever com as letras certas para formar as sílabas, palavras, frases e textos.
Poderíamos rever esta prática. Uma vez que iniciamos com a letra bastão, que realmente facilita esse primeiro momento, alfabetizaríamos as crianças primeiro e depois, num 3º ano, momento onde as habilidades motoras e cognitivas estão mais aguçadas, faríamos a passagem de uma forma mais tranquila.
O treino da letra cursiva é necessario realmente, não tem como escapar, mas com essa idade eles já são bem capazes de prestar mais a atenção ao movimento correto das letras e assim garantir a letra cursiva para o resto de suas vidas.
Outra questão é o questionamento sobre a abolição da letra cursiva, pois com o crescente peso da tecnologia na sala de aula as opiniões se dividem se é ainda importante ensinar a letra cursiva. Em um tempo onde o computador está chegando as salas de aula dizem que o importante seria alfabetizar nossas crianças com somente a letra de imprensa, essa que usamos em nosso teclados de computador e dispensaria o tempo exigido para aprender a letra cursiva.
No entanto, para muitos, o ensino da letra cursiva continua importante, pois ele perpetua a necessidade básica de comunicação no nosso cotidiano, através de bilhetes e anotações, uma necessidae de aprendizagem para o convívio na vida social. Vamos refletir?
Tão importante quanto saber digitar com habilidade no teclado das escolas pelo mundo é saber escrever com lápis e papel, pois na necessidade do dia a dia, nem sempre podemos ter a mão um computador ou impressora, pelo menos ainda... Num mundo globalizado e massificado como o nosso, podemos pelo menos ser diferenciados pela escrita e não sermos seres homogêneos pela tecnologia.

Silvia Gavioli

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