Os jacarés são répteis bem adaptados ao meio ambiente e dominam ainda hoje muitos habitats. Ao contrário do que se pensa o jacaré não é lento. Se for melindrado ou estiver preste a dar o bote, adquire velocidade impressionante. Dentro da água, seu ataque é geralmente mortal, já que é um exímio nadador.
Os jacarés são descendentes dos primeiros répteis que habitavam o planeta há 230 milhões de anos. É por isso que se diz que ele é um animal pré-histórico. É parente, entre outros, do dinossauro.
Atualmente existem 23 espécies de jacarés e crocodilos. Eles formam um grupo que está em extinção.
Os crocodilos possuem o focinho mais alongado que os jacarés; e quando fecham a boca, seus dentes ficam visíveis.
No Brasil não existem crocodilos, apenas jacarés. Entre eles, o jacaré - Açu, encontrado na Amazônia, que pode atingir até 4m de comprimento. É o mais perigoso que os crocodilos.
Os crocodilos são encontrados na Ásia (principalmente na Índia), na América do Norte e na Austrália.
O jacaré é carnívoro e aceita tudo, desde que a alimentação oferecida seja à base de proteína animal.
O que mais assusta nesse animal é o tamanho de sua boca e a quantidade de dentes - entre 70 e 80. Quando a vítima é pequena, o jacaré simplesmente engole a presa inteira. Já quando a vítima é maior, o jacaré a segura pelas mandíbulas e a sacode bruscamente até que se despedace. Quando o ataque acontece dentro da água, uma espécie de válvula isola a traquéia evitando, assim, que a água invada o pulmão.
Fonte: /www.petfriends.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário